O mercado da bola do Grêmio está em movimento e, buscando reforços, o Tricolor atua em várias frentes, monitorando jogadores para compor o elenco na próxima temporada. Mais recentemente, o Santos foi alvo de investidas do Tricolor para 2024.
A última negociação entre os clubes foi do atacante Rodrigo Cezar, que estava relacionado pelo Santos para atuar pela Copa São Paulo de Futebol Júnior. O jogador tinha sido liberado para acertar com o Grêmio mas, agora, de acordo com o Globo Esporte, o acerto não se confirmou.
O atleta entraria no negócio envolvendo a ida de Guilherme para o Santos e chegaria ao Grêmio por empréstimo de duas temporadas, como uma compensação financeira. Antes do garoto chegar em Porto Alegre, o presidente Marcelo Teixeira entrou na negociação e cancelou o negócio.
Nas redes sociais, a torcida santista se mostrou irritada com a negociação de ida de Rodrigo Cezar ao Grêmio, principalmente por considerarem o atacante uma das principais promessas da categoria de base do clube paulista.
Aos 17 anos de idade, Rodrigo Cezar fez, em 2023, 12 jogos com a equipe sub-20, onde marcou 4 gols. Na sua categoria, o sub-17, o jogador esteve em campo em 25 jogos e marcou 13 gols ao longo da temporada. O contrato do atacante com o Santos é válido até dezembro de 2025.
Vale lembrar que o Grêmio mantém negociação com o Santos por um jogador do elenco profissional: o zagueiro João Basso. De acordo com André Hernan, o atleta tem uma oferta do Grêmio e do futebol mexicano e ainda está avaliando o seu futuro para 2024.