O Tricolor Imortal está de volta a maior competição de clubes da américa. A Libertadores contará com o Grêmio depois de 3 anos longe da disputa. Campeão em 2017, 1995 e 1983, a torcida gremista sonha agora com o Tetra. Nas redes sociais, a Conmebol comemorou o retorno de um dos seus principais campeões.
🔵⚫️ ¡Un campeón con mucha historia está de regreso!
— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores) March 23, 2024
🏆🔝 @Gremio va por su cuarta CONMEBOL #Libertadores y para eso deberá afrontar el Grupo C con #Estudiantes, #TheStrongest y #Huachipato.#GloriaEterna pic.twitter.com/xwu4w8U55O
Relembre os títulos do Grêmio na Libertadores
1983: vice-campeão brasileiro da temporada anterior, o Grêmio conquistou assim a vaga para Libertadores. O título de Valdir Espinoza, Renato, De León e companhia veio depois de uma vitória contra o Peñarol, em casa, no jogo final (após o empate em 1 x 1 no primeiro jogo). Caio e César marcaram para o Tricolor. Morena marcou para os uruguaios.
A escalação do Grêmio contava com: Mazaropi; Paulo Robeto, Baidek, De León, Casemiro; China, Osvaldo, Tita; Renato, Caio, Tarciso.
1995: o título do bi veio fora de casa. O adversário foi o Atlético Nacional, em Medellín. Depois da vitória em casa por 3 x 1, o empate fora de casa, no dia 30/08, garantiu a conquista da segunda Libertadores.
A escalação gremista no jogo: Danrlei; Arce, Rivarola, Adílson, Roger; Dinho, Goiano, Arilson, Carlos Miguel; Paulo Nunes e Jardel. Técnico era Luiz Felipe Scolari, o Felipão.
2017: o tri é recente. No comando de Renato Portaluppi, agora como técnico, o Tricolor bateu o Lanús, na final da Libertadores. Cícero marcou na Arena. Fora de casa o Grêmio venceu por 2 x 1, com um golaço de Luan e outro de Fernandinho.
A escalação gremista no segundo jogo contou com: Marcelo Grohe; Edilson, Geromel, Bressan, Cortez; Jaílson, Arthur, Ramiro, Luan, Fernandinho; Lucas Barrios.