Um dos grandes méritos de Renato em todas suas passagens pelo Tricolor foi o aproveitamento dos jovens jogadores. Diante do Cuiabá o Grêmio chegou a ter 6 meninos da base em campo. Apesar do uso dos atletas em uma rodada importante do Brasileirão, véspera de uma decisão na Libertadores, o técnico gremista fez um alerta. Além de pedir novos reforços, o comandante admitiu que eles tem um perfil. Ou seja, precisam ser experientes para ajudar o time em competições que virão pela frente.
"São competições importantes, por isso é necessário ter jogadores experientes. Tivemos vários jogadores formados aqui em um jogo importante de Campeonato Brasileiro. Imagina se eu gostasse de trabalhar com os garotos então.", disse o técnico em tom irônico ao final.
Renato revela como resolveu problema no time do Grêmio
Grêmio promete ir forte ao mercado
Depois de algumas frustrações tentando contratar na janela, o Grêmio promete fazer diferente na metade da temporada. A ideia gremista é ir forte ao mercado e encontrar soluções. Duas delas, no mínimo, para o sistema de defesa. Para zaga a ideia do departamento de futebol é trazer um jogador afirmado, de fora do Brasil.
Além dos jogadores para zaga, um novo lateral-esquerdo, um meia para ser opção a Cristaldo e um centroavante estão na pauta. Abastecido do adiantamento da Liga e com os cofres mais "folgados", a direção terá poder de investimento e quer dar a Renato opções que completem não só o elenco, mas também encorpem o time titular.
Vale lembrar que na janela aberta pela CBF, Edenilson e Rafael Cabral foram os nomes contratados pela direção Tricolor.