O jogo entre Bahia x Grêmio foi marcado por polêmicas e arbitragem e, após o jogo, Renato Portaluppi desabafou sobre o episódio em que tirou os jogadores do banco de reservas antes mesmo da partida ser encerrada.
De acordo com o treinador, o fato se aconteceu para que outros jogadores não fossem expulsos, da mesma forma que Diego Costa foi. O treinador gremista ainda fez um desabafo sobre o "sistema", criticando a maneira da CBF de conduzir o campeonato.
"Como vocês querem que eu leve o futebol brasileiro a sério? Imagina se é o Leandro Vuaden do lado do quarto árbitro em um jogo do Inter e do Grêmio na Arena. Jailson Macedo, vai fazer o nosso jogo contra o Operário. Ele é chefe da arbitragem baiana. Contra o Operário ele vai estar no jogo correto. Hoje, ele não estava. O sistema é foda. É nadar contra a maré", esbravejou o treinador em coletiva.
Renato seguiu suas cobranças e garantiu que o quadro de arbitragem da CBF precisa urgentemente ser profissionalizado. Para o comandante gremista, essa é uma atitude que já deveria ter sido tomada na entidade.
"Eu já falo isso faz mais de 10 anos, a CBF precisa profissionalizar os árbitros. Tem que colocar o árbitro para treinar, estudar, dentro de uma sala de aula", finalizou.
Grêmio teve outro jogador expulso
Após o término da partida, o volante Villasanti também foi reclamar com o árbitro do jogo e acabou sendo expulso de forma direta. O volante paraguaio se junta a Diego Costa e se torna desfalque do time gremista para o próximo compromisso no Brasileirão.