O Grêmio tem um novo desafio no final de semana, pelo Campeonato Brasileiro, e pode preservar até seis jogadores neste confronto por conta do desgaste do plantel com a sequência de jogos imposta nos últimos dias.
Após o empate sem gols diante do Operário, pela Copa do Brasil, Renato destacou que seis jogadores estão sofrendo com a carga de jogos e o calendário apertado desta temporada. Os nomes destacados por Renato foram: Kannemann, Fábio, Villasanti, João Pedro, Cristaldo e Soteldo.
Além de poupar esses jogadores que, na visão de Renato, são importantes para os jogos decisivos, como o confronto diante do Huachipato, no Chile, pela Libertadores, o treinador ainda terá mais duas baixas. Nathan Fernandes e Diego Costa foram expulsos no jogo polêmico do Grêmio diante do Bahia, pelo Brasileirão.
Pensando nisso, o time deve ter caras novas e contar com jogadores que nesta temporada estão sem minutos em campo. Neste confronto, Nathan pescador, Besozzi e JP Galvão podem ser atletas que aparecerão no time titular.
Renato fala sobre desgaste do Grêmio
Renato Portaluppi concedeu entrevista coletiva após o jogo contra o Operário, pela terceira fase da Copa do Brasil, e falou sobre o desgaste dos seus jogadores. De acordo com o comandante gremista, atuar em três competições ao mesmo tempo vem castigando o elenco.
"Toda partida nós perdemos jogadores. Tenho poupado alguns. Tenho colocado alguns em campo muito desgastados. Não desenvolvemos um grande futebol. Mas aqui é difícil. Sabíamos que encontraríamos dificuldades. Não temos um grupo para disputar três competições ao mesmo tempo. O desgaste é muito grande. Estamos dormindo em aviões e hotéis. Por isso que parabenizo meu grupo. Brigamos, lutamos, mas tínhamos que sair vivos. E saímos. Agora temos 90 minutos na Arena. E os problemas seguem. Com uma final a cada três dias. Meu grupo está muito bem fisicamente. O problema é o desgaste", afirmou Renato em coletiva.