Ter apenas um meia. Essa é a realidade que Renato evidenciou na entrevista coletiva depois do jogo contra o Operário. Porém, Cristaldo, solução como camisa 10, do Grêmio, não consegue, fisicamente, jogar todas as partidas. Sendo assim, será que o treinador tem no elenco alguma solução para substituir o argentino?
A resposta é: sim. Essa solução inclusive já foi testada e anunciada pelo comandante como possível. Trata-se do venezuelano Soteldo, camisa 7, que vem sendo indagado nos bastidores em relação ao seu nível de atuação. Titular como ponta esquerda, o atleta já atuou, no Santos especialmente, na função de meia armador.
Para Gabriel Corrêa, analista de desempenho, o jogador pode, sim, atuar na função, mesmo que as características entre ele e o meia argentino sejam diferentes para montar o time do Grêmio.
"Pode ser uma opção, sim. Porém com características bem diferentes. O Soteldo parece ainda mais um segundo atacante, buscando o drible curto em 1v1 e finalizações já dentro da grande área. Tem bom passe, mas necessariamente criativo como um 10. Na defesa, seria bem parecido ao defender próximo do centroavante no 442.", disse Gabriel.
Confira os atletas que mais atuaram pelo Grêmio em 2024
O comentarista da Rádio Bandeirantes, Kalwyn Corrêa, compactua da ideia, mesmo que pontue o fato do nível de atuação do venezuelano seja melhor aberto. Como um teste, entretanto, ele não descartaria a oportunidade.
"Soteldo já jogou por dentro em alguns jogos no Santos, mas o melhor rendimento dele foi aberto pelo lado esquerdo. Valeria como teste e em contextos favoráveis com mais campo aberto pra puxada de contra-ataques.", disse Kalwyn.
Renato deu indícios da utilização no Grêmio
Não agora, mas no começo da temporada. Quando ainda não se tinha certeza sobre o nível de Cristaldo em 2024, na pré-temporada Renato testou Soteldo por dentro. Em mini-jogos e treinos de campo reduzido, o venezuelano chegou a atuar na função. Entretanto, no time titular, nunca.
Vale destacar que a necessidade de uma opção a Cristaldo se impõe a partir do momento que Renato destaca que, hoje, não tenha outro meia no elenco. Desta forma, Nathan Pescador, parece fora das opções do elenco gremista. Somado a isso, o bom nível dos pontas Gustavo Nunes e Nathan Fernandes podem ser facilitadores para o comandante gremista ter a opção guardada para um oportunidade.