A tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul causou inúmeros prejuízos para o Tricolor Gaúcho. Mesmo ainda não estimando o tamanho do problema financeiro, o Grêmio já começa a projetar negociações diretas e indiretas na próxima janela de transferências para minimizar o impacto.
Conforme apurado pelo repórter Kaliel Dorneles, o Grêmio aguarda negociações envolvendo dois atletas formados na base do clube e que estão atuando na Europa: Pepê, do Porto, e Vanderson, do Mônaco. Desde o ano passado o Tricolor projeta arrecadação indireta com ambos os atletas, entretanto a situação atual requer necessidade maior para a entrada de dinheiro nos cofres.
Vendido ao Porto no início de 2021, Pepê está na mira de gigantes europeus desde o ano passado. Principal interessado, o Tottenham, da Inglaterra, chegou a realizar investida pelo atacante de 27 anos, porém o clube português recusou a oferta. O contrato de Pepê com o Porto é válido até a metade de 2027 e, até o momento, o brasileiro disputou 49 jogos pelo time de Portugal na temporada 2023/24, sendo titular em 46 oportunidades.
O zagueiro que é a novidade do elenco do Grêmio em São Paulo
Já Vanderson é outro que também está valorizado no mercado. Com vínculo vigente no Mônaco, da França, até a metade de 2028, o jovem lateral direito está na mira do Manchester United e também do Barcelona, segundo informações da imprensa europeia. Na atual temporada, Vanderson disputou 23 jogos pelo Mônaco, com três gols marcados e uma assistência concedida.