O pós-jogo de Flamengo e Grêmio, no Maracanã, gerou repercussão nos bastidores do Tricolor Gaúcho envolvendo Nathan Fernandes. Na zona mista do estádio, o atacante gremista foi visto conversando com Marcos Braz, atual comandante do departamento de futebol do clube carioca.
A história envolvendo Grêmio, Flamengo e Nathan Fernandes
De acordo com apuração do repórter Kaliel Dorneles, da Rádio Bandeirantes, a relação do dirigente flamenguista com Nathan Fernandes existe desde o ano passado. No início de 2023, antes mesmo da estreia do atacante no time profissional do Grêmio, o Flamengo esteve muito próximo de viabilizar a contratação do jogador.
Na ocasião, a multa rescisória de Nathan Fernandes para o mercado interno estava fixada em apenas 11 milhões de reais. O Flamengo estava disposto a desembolsar o valor e, inclusive, havia detalhado projeto de carreira para o atleta. A intenção do Mengão era de aproveitar Nathan Fernandes, inicialmente, na categoria sub-20, entretanto com perspectiva de subida ao elenco principal ainda em 2023.
A negociação não foi concluída por conta de uma grave lesão sofrida no joelho pelo atacante gremista. Durante as tratativas, Nathan Fernandes foi convocado para defender a seleção brasileira de base e acabou sofrendo lesão que o afastou dos gramados por alguns meses.
Tratando-se de uma lesão complexa no joelho, o Flamengo ficou com receio de pagar a multa rescisória, retrocedendo na negociação para contratar Nathan Fernandes. Após descobrir das trativas para transferência ao clube carioca, o Grêmio iniciou conversas para renovar com o atacante.
Pedro Raúl dá passo importante para se tornar reforço do Grêmio
O atual contrato de Nathan Fernandes com o Tricolor Gaúcho é válido até maio de 2028 e a multa rescisória para o mercado externo está determinada em 60 milhões de euros. Com o Newcastle, da Inglaterra, monitorando Nathan Fernandes, o Grêmio pede 20 milhões de euros para vender o atleta.
Junto com Gustavo Nunes e Gustavo Martins, Nathan Fernandes é considerado um dos principais ativos do Grêmio no mercado de transferências. O clube tem necessidade de viabilizar, pelo menos, uma venda na próxima janela. O orçamento para a temporada de 2024 prevê necessidade de arrecadação de 90 milhões de reais com vendas de ativos.