O volante Walace, ex-Grêmio, foi anunciado como reforço do Cruzeiro e o Tricolor Gaúcho terá dinheiro a uma quantia da negociação devido ao mecanismo de solidariedade da Fifa, que destina parte dos valores para o clube formador do atleta.
Nesta negociação, o Grêmio tem direito a 2% da fatia final do negócio que, pelos valores divulgados, rendeu para a Udinese, da Itália, a quantia de 6 milhões de euros (R$ 36 milhões na conversão atual). Deste valor, o Grêmio fica com 120 mil euros (R$ 730 mil).
Walace esteve no radar do Corinthians e do Flamengo recentemente, no entanto, nenhum dos clubes chegou a um acordo com a Udinese. O vínculo do volante com o clube mineiro terá longa duração, até o final de 2028.
Vale lembrar que o Cruzeiro também anunciou o volante Matheus Henrique, ex-Grêmio, vindo do Sassuolo, da Itália. A Raposa vem fazendo grandes contratações, prometendo montar um time forte e competitivo neste ano.
O maior “ladrão de bolas” da última temporada na Europa chegou ao Maior de Minas! ⚽ #FechadoComOCruzeiro
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) July 2, 2024
🎥 @marcoferraz85 pic.twitter.com/kTUjngi6R5
Grêmio sondou situação dos dois volantes
Walace e Matheus Henrique foram sondados pelo Grêmio recentemente, principalmente depois das notícias iniciais sobre um possível retorno dos dois atletas ao futebol brasileiro, no entanto, o valor de transferências inviabilizou a contratação dos jogadores.
Grêmio no mercado: meia colombiano é oferecido ao Tricolor
Com pouca capacidade de investimento, a diretoria gremista vem tentando ser criativo no mercado e encontrando dificuldade de anunciar bons reforços nesta janela. Um novo centroavante é o foco do time de Renato no momento.