Não jogar em casa tem um impacto esportivo muito significativo na temporada gremista. Porém, o impacto financeiro é ainda mais sentido pelo Grêmio neste momento. Até aqui, o Tricolor jogou 12 partidas como mandante longe de Porto Alegre e os custos tem sido muito elevados para a equipe gremista.
De acordo com levantamento feito pelo GloboEsporte.com, o Tricolor já gastou cerca de R$ 12 milhões para jogar "em casa" neste ano. Os valores são referentes a hospedagem, aluguel de estádios, entre outras necessidades. Somado a tudo isso, o Grêmio se vê sem perspectiva de ajuda da CBF.
O jogador que pede passagem na titularidade do Grêmio
Apesar do anúncio feito da CBF, até aqui, nada foi dado do Tricolor no sentido de ajuda com os custos que ainda envolvem valores de voos fretado, por exemplo. Até aqui já jogamos no Couto Pereira, Centenário, Cariacica e Arena Condá. A próxima parada será o Alfredo Jaconi.
Não só o Grêmio, mas o Internacional e o Juventude também esperam pela ajuda de custo prometida na reunião que houve na CBF, no dia 27 de maio. Vale lembrar que a perspectiva de apoio foi um dos acordos feitos entre os clubes e o presidente da confederação.
Grêmio segue longe da Arena
E os custos ainda irão aumentar. No próximo final de semana, o Grêmio seguirá longe de casa. O Tricolor encara o Bahia, pelo Brasileirão, no Alfredo Jaconi. A bola rola às 18h30, do próximo sábado (17). Esse deve, enfim, ser o último jogo gremista longe da Arena.
Apesar da expectativa de um retorno antecipado, a data final para volta ficou anunciada oficialmente para o dia 1 de setembro. A partida diante do Atlético-MG marcará retorno gremista para casa. As condições do estádio, porém, ainda não são conhecidas. O Tricolor pode ter torcida reduzida no jogo, pois as condições de energia elétrica e segurança ainda são uma preocupação.