O Grêmio abriu vantagem no duelo de ida contra o Fluminense, válido pelas oitavas de final da Libertadores da América. Mesmo saindo atrás do placar, o Tricolor Gaúcho conseguiu a virada no segundo tempo com dois gols do lateral esquerdo Reinaldo.
As novidades do Grêmio no primeiro jogo das oitavas da Libertadores iniciaram antes mesmo da bola rolar. Diferente do que estava acontecendo nos últimos jogos do time principal, o técnico Renato Portaluppi alterou o esquema tático da equipe titular.
Os "novos" valores da negociação de Carballo com o futebol da MLS
O treinador retomou a estratégia com dois zagueiros e um centroavante de ofício. Com a ausência de Walter Kannemann, que relatou dores musculares e não ficou à disposição, o esquema com três defensores foi desmanchado para a entrada do dinamarquês Martin Braithwaite na equipe inicial.
"A estratégia foi que nós jogávamos dentro de casa e a gente precisava de uma mínima vantagem possível para que pudéssemos jogar um pouco mais tranquilos no Maracaña. Tínhamos que arriscar. Tenho sempre dois planos, sendo o A e o B, com dois e três zagueiros", explicou o técnico gremista.
"Eu reinventei o Grêmio um tempo atrás com três zagueiros porque não tínhamos um homem de área. Hoje não, porque temos esses homens de frente, então por isso mudei o esquema, porque a gente precisava de uma mínima vantagem", completou.