Após a eliminação do Grêmio para o Fluminense, pela Libertadores, as convicções e escalações de Renato foram questionados por comentaristas e, entre eles, por César Cidade Dias, em seu espaço de opinião no portal GZH.
Após o jogo, o comentarista destacou algumas trocas de Renato que, na sua visão, não fazem sentido. Para CCD, Renato vem se despedindo do Grêmio por conta das convicções na hora de escalar a equipe do Tricolor.
"Mas uma das trocas não fez sentido. Por que Nathan Pescador entrou para bater? A escolha por jogadores que não deram certo no clube deve ser debatida. Renato começa a se despedir do Grêmio em cima de suas convicções. Não precisamos acertar sempre, mas ter humildade para ouvir, e isso o treinador não tem.", escreveu CCD, antes de concluir:
"Neste confronto com o Flu, nosso comandante amarga uma eliminação baseada, toda ela, na sua forma de conduzir. O mérito de uma classificação seria todo dele. Mas o demérito também. Sua passagem está se encerrando", finalizou.
Fim de jogo: Fluminense (4) 2x1 (2) #Grêmio
— Grêmio FBPA (@Gremio) August 21, 2024
Depois da disputa pela vaga nas penalidades, encerramos a nossa participação na #Libertadores2024. Nosso próximo compromisso será domingo, pelo #Brasileirão2024.
🏆🏆🏆🇪🇪 #FLUxGRE
Renato fala sobre esquema utilizado contra o Fluminense
Após o jogo, Renato foi questionado sobre a utilização de um esquema diferente no time do Grêmio, destacando que a escalação não comprometeu o desempenho do seu time, dando como exemplo os gols sofridos na partida.
"Não acredito que perdemos o meio de campo pela escalação, até porque tomamos um gol de bola parada e outro de contra-ataque. Pecamos pelos nossos erros nos 45 minutos. Entregamos a vantagem. Acertamos no intervalo do jogo, melhoramos, fizemos o gol, mas fomos infelizmente eliminados nos pênaltis", garantiu o treinador.