A manifestação do técnico Renato Portaluppi após o empate diante do Fluminense tomou proporções. O técnico do Grêmio alertou e aumentou o debate sobre as SAF’s no Brasil. Segundo ele no próximo Brasileirão a competição será dividida entre quem teve suas ações vendidas e os outros clubes do país. O mote da manifestação do treinador é o tamanho do investimento e o impacto que isso vai gerar nos clubes e no futebol brasileiro.
“Tenho falado para a diretoria que ano que vem vocês vão ver isso de perto. Vão ser dois campeonatos em um só. O campeonato das SAFs, o do dinheiro, e outro campeonato lá embaixo, para quem não tem dinheiro. O Grêmio sempre teve os pés no chão e vai continuar. Tem que cobrar de quem investe muito”, disse o técnico gremista após o empate no Maracanã.
5 laterais-esquerdos para o Grêmio contratar em 2025 https://t.co/fBRhsd3BeO
— Diogo Rossi (@diogo_rossi) November 3, 2024
Grêmio pode virar SAF?
A resposta simples é sim. Contudo, não há esse movimento nos bastidores do clube neste momento. Apesar de que isso não significa que a direção e a instituição não estejam preparadas para esse momento. De acordo com informações que conseguimos apurar nos bastidores a situação sobre o futuro do Grêmio e as SAF’s está bem planejada.
Apesar de não ser algo que vá acontecer num futuro próximo, o clube está preparado. Nos bastidores um estudo completo sobre o assunto foi feito. Segundo conseguimos conversar com pessoas do Grêmio, hoje, o clube estaria pronto para ouvir qualquer cenário e mais, teria indicativos do que poderia ou não funcionar.
Mesmo que a ideia não seja esse movimento, uma mudança no cenário não pegaria o clube desprevenido. A pergunta que mais se faz nos bastidores e especialmente entre a torcida é: esse seria o movimento correto?