Renato vem sendo bastante criticado por diversos fatores, no entanto, foi elogiado pelo narrador da Rádio Gaúcha, Pedro Ernseto Denardin, por conta da sua atitude de mudas a escalação do Grêmio para o duelo diante do Palmeiras.
Na visão de Pedro Ernesto, é importante ter o retorno de um meia de criação para um confronto diante de um grande time. O narrador destaca que ficar apenas se defendendo contra o Palmeiras pode ser uma atitude arriscada e, por isso, vê méritos na vontade de Renato de retornar ao esquema com um meia armador.
"Essa é uma decisão acertada (escalar um meia contra o Palmeiras). Enfrentar um grande time, que almeja o título do Brasileirão, apenas se defendendo é arriscado, pois eles pressionam com intensidade. É fundamental que o meia não apenas observe a partida, mas também atue na marcação e no apoio aos atacantes. Dessa forma, ele gera preocupações para o adversário, que perceberá que não pode atacar com todos os jogadores", escreveu.
Sequência na preparação 🇪🇪⚽️ Tarde de treino físico, troca de passes, cruzamento e finalização. VAMOS!
— Grêmio FBPA (@Gremio) November 4, 2024
📸 Lucas Uebel | Grêmio FBPA https://t.co/OUr4INIYyv pic.twitter.com/MGoVJiCdtU
Renato revela mudanças no Grêmio
Diante do Fluminense, o Grêmio não utilizou nenhum meia de criação e, após o jogo, Renato afirmou que a sua escolha foi pensando na parte tática da equipe que, segundo ele, vai mudar de acordo com o adversário a ser enfrentado.
“Pela parte tática, preferi não colocar nenhum dos dois (Cristaldo ou Monsalve). Já falei que, dependendo do adversário, do local, do que a gente precisa… a gente vai fazer mudanças”, revelou o treinador gremista após empate com o Fluminense.