O iminente anúncio de Pedro Caixinha como novo técnico do Grêmio torna inevitável a comparação com o método de trabalho de Renato Portaluppi. Ninguém melhor para estabelecer semelhanças e diferenças do que um jogador que trabalhou com ambos profissionais nos últimos anos.
Ex-Grêmio revela diferença entre Caixinha e Renato
Formado nas categorias de base do Tricolor Gaúcho, o meia Lincoln concedeu entrevista ao programa Sábado Esporte, da Rádio Gaúcha, e comentou a respeito do método de Pedro Caixinha e de Renato Portaluppi. O meio-campista trabalhou com o português neste ano e foi treinado pelo ex-comandante gremista entre 2016 e 2019.
"Acredito que são muito diferentes. O Renato é um treinador que leva mais os jogadores com aquela relação de resenha, digamos assim. Obviamente, tem um lado profissional e o Renato é um grande treinador, como foi um grande jogador também. Mas, no quesito de trabalhar com ambos, senti muita diferença entre um e outro", disse Lincoln, em entrevista à Rádio Gaúcha.
O Grêmio está muito próximo de anunciar Pedro Caixinha como novo comandante da equipe para a disputa da temporada 2025. Após idas e vindas, as partes voltaram a se reunir no último sábado (21) e as divergências foram superadas. O Tricolor Gaúcho aguarda apenas o retorno da minuta contratual com a assinatura do português.
"É um treinador muito intenso, muito tático. É um treinador que realmente vive o futebol. Ele está disponível todos os momentos para ajudar, para trabalhar. Um cara que eu gosto muito, excepcional. Se precisar de trabalho individual, ele monta um plano. Particularmente, gostei muito de trabalhar com ele. Ele tem ambição, quer crescer, quer ganhar títulos no Brasil, ganhar visibilidade. Espero que ocorra tudo de melhor para ele no Rio Grande do Sul.", completou o meio-campista.
Junto com Pedro Caixinha, outros dois profissionais chegarão ao Grêmio para integrar a comissão técnica do português: Pedro Malta, auxiliar técnico de campo, e o espanhol José Belman, que é preparador de goleiros.
"A comissão técnica dele também é muito boa. Ele (Caixinha) é um cara mais intenso, o treino dele dura uma hora e você sai acabado. Pensando: "Dei tudo". É um cara que eu gosto muito, excepcional", finalizou.