O Grêmio está no mercado em busca de reforços com o objetivo de dar mais possibilidades ao técnico Gustavo Quinteros. A chegada do goleiro Tiago Volpi supriu a necessidade da saída de Marchesín. Entretanto o tricolor segue buscando reforços, a lateral esquerda já tem o nome definido e no ataque o nome segue em sigilo. Confira as informações que movimentaram o dia do Grêmio hoje:
Pronunciamentos do Vitória e do empresário de Lucas Esteves
Agora de forma oficial o Vitória através de um post nas redes sociais, explicando como aconteceu a situação e quais serão as próximas ações do clube baiano diante desta negociação envolvendo o lateral e o Grêmio. Confira a nota oficial divulgada pelo Vitória nas redes sociais:
O Esporte Clube Vitória esclarece que, na noite de ontem (27/01), identificou uma tentativa unilateral de transferência do atleta Lucas Esteves Souza por parte do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, por meio do pagamento da multa contratual do atleta. Frisamos que esse valor não foi devidamente quitado pelo atleta, mas sim pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, que é um terceiro alheio ao contrato de trabalho existente entre o atleta e o Esporte Clube Vitória.
Importante ressaltar que o Esporte Clube Vitória já havia tentado renovar o contrato com o atleta diversas vezes, oferecendo um vultoso aumento salarial, propostas que foram recusadas por ele. Torna-se evidente, então, que as recusas do atleta se devem ao aliciamento por parte do Grêmio, já que o atleta estava recebendo propostas do clube sem que o Esporte Clube Vitória tivesse sido notificado previamente para permitir que o Grêmio pudesse entrar em negociações com o atleta, que segue sob vínculo desportivo com o Vitória.
Com a confirmação do pagamento pelo Grêmio, ficou comprovado de forma definitiva o descumprimento dos regulamentos da CBF e da FIFA por parte dessa entidade. Isso também ativou o fato gerador que permitiu ao Esporte Clube Vitória exercer seu direito de recusa à cláusula indenizatória, procedendo ao pagamento de uma compensação ao atleta. Esse valor foi superior ao seu salário anual, garantindo assim o cumprimento total do contrato até o final do ano.
Logo, o valor transferido pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense foi prontamente devolvido, uma vez que jamais houve interesse do EC Vitória em transferir o atleta. E, novamente, a transferência pecuniária do Grêmio foi a razão pela qual o clube pode efetivar a recusa da cláusula em prol da relevantíssima compensação financeira ao próprio atleta.
Dessa forma, garantimos a manutenção da estabilidade contratual entre o atleta e o Esporte Clube Vitória, conforme os termos do contrato de trabalho desportivo firmado pelas partes. O Esporte Clube Vitória reafirma seu compromisso na defesa de seus direitos em qualquer esfera jurídica, incluindo a propositura de ações e defesas necessárias.
Agradecemos a atenção de todos.
Atenciosamente,
Esporte Clube Vitória.
Já Marcelo Robalinho que é o empresário do lateral Lucas Esteves. Usou as suas redes sociais para explicar toda a situação envolvendo a negociação entre Grêmio e Vitória, inclusive citando algumas questões em negociações antigas envolvendo o atleta e o clube baiano.
Caso Lucas Esteves:
a) o Atleta era vinculado ao @Palmeiras até 31.12.2024;
b) o @ECVitoria não adquiriu o jogador do Palmeiras, recebeu o atleta gratuitamente partilhando direitos econômicos, porém o Palmeiras exigiu que no mínimo o vínculo fosse de 2 temporadas. O Vitória concordou, porém recusou-se a pagar luvas ao jogador pela renovação;
c) diante disso, para o equilíbrio contratual de todos, foi negociado pela @Think_Ball uma cláusula de saída do atleta em 2 cenários, o Vitória disputando a série A ou disputando a série B;
d) na hipótese de disputa da série B a cláusula de saída seria menor, porém foi concedido ao Vitória, novamente em prol do equilíbrio negocial, uma opção de pagar um determinado valor para manter a cláusula no patamar da série A.
e) devido ao desempenho esportivo do atleta na série A de 2024, o Vitória buscou desde novembro ajustar uma renovação contratual, valorizando o atleta financeiramente e aumentando a multa de rescisão contratual.
f) a renovação não ocorreu, diferentemente do noticiado em diversos veículos de imprensa.
g) no mês de dezembro o Vitória recebeu uma proposta de um grande clube brasileiro (não vou citar nomes) em valor superior à cláusula de saída, porém a composição de valores envolvia cedência de jogadores, alguns com salários pagos pelo clube que gostaria de contar com o Lucas Esteves. O Vitória após iniciar as tratativas, não aceitou as propostas e voltou a buscar a renovação do contrato do atleta
h) nessa oportunidade o atleta disse aceitar a renovação, desde que o @ECVitoria pagasse o mesmo salarial do clube interessado, com o que o Vitória não concordou naquele momento.
i) no início de janeiro de 2025, o @ECVitoria recebeu uma proposta de time europeu que disputa a @EuropaLeague (também não será citado), novamente em valor superior ao da cláusula de saída internacional caso atingido bônus, as negociações iniciaram e o Vitória demandou em contraproposta o equivalente à 4 vezes a cláusula de rescisão internacional.
j) O clube europeu preferiu não seguir na negociação. A condição de remuneração do atleta nesse clube seria maior do que a oferecida pelo Vitória nas negociações de renovação.
k) mesmo com essas 2 negociações frustradas, o Atleta seguiu trabalhando normalmente e em nenhum momento buscou o acionamento da cláusula rescisória, propiciando assim que o Vitória buscasse os melhores valores em sua negociação de transferência.
l) como já é um fato público, o @Gremio também demonstrou interesse no atleta e passou a negociar a transferência com o @ECVitoria, efetivando uma proposta MAIOR que a cláusula de rescisão nacional e ainda ofertando um % de futura venda;
m) após dias de negociação sem um consenso de valor, o Vitória voltou a insistir com o atleta pela renovação, mas sem novamente igualar os valores salariais de nenhuma das 3 propostas oficiais negociadas. O atleta voltou a manifestar seu desconforto com a não valorização de ao menos igualar as ofertas dos clubes que ainda pagariam pela transferência, custo que o Vitória não teria.
n) o @Gremio em momento algum incitou o jogador a não renovar seu contrato de trabalho com o @ECVitoria, pois como dito anteriormente a "novela" da renovação se arrastava desde novembro de 2024, única e exclusivamente pela opção do Vitória de ofertar valores inferiores ao perseguido pelo atleta. Louvável a atitude do Presidente do Vitória de não oferecer um contrato que pode não conseguir pagar. A responsabilidade financeira é fundamental para o futebol sadio.
o) na data de ontem, o Vitória resolveu informar formalmente ao Grêmio o valor da multa de rescisão, exigiu o pagamento à vista e forneceu a conta para o pagamento. O Grêmio aceitando a proposta, adimpliu a obrigação nos termos solicitados pelo Vitória. Negócio fechado!! Jogador comunicado por ambos os clubes do depósito efetuado. Trâmites de mudança de domicílio iniciados.
p) para surpresa de todos, o Vitória aparentemente se arrependeu, e durante a noite devolveu o pagamento e alegou como "justificativa" a cláusula que permitia evitar a multa menor em caso de série B.
q) paciência tem limite, jogador não é mercadoria para ser vendido e "não entregue". A Lei Pelé foi editada justamente para acabar com a escravidão no futebol. Não existe OPÇÃO para não aplicação de cláusula de rescisão, isso seria revogar a Lei e voltar à escravatura!!!
r) não restou ao atleta outra alternativa senão acionar o @ECVitoria na CNRD para a rescisão do contrato, sendo certo que o valor em contrato é menor que o "preço" informado ontem pelo Vitória ao @Gremio; ou seja, no final o Vitória receberá menos pela transação que já havia sido consumada e paga!!!
s) não era o final que o atleta desejava para sua passagem vitoriosa no clube, ainda mais pelo carinho que nutre e sempre recebeu dos torcedores do Vitória. Sabemos que a torcida é emocional e que dificilmente vai entender a posição do trabalhador, mas a atitude do Vitória de ontem de voltar atrás depois de tantas negociações, com vários clubes e ainda nesse caso do Grêmio ter inclusive recebido o pagamento, foi a gota d'água.
t) reitero que nutrimos o mais profundo respeito e somos gratos pela oportunidade que o Vitória propiciou na carreira do Lucas.
Boa noite e espero ter esclarecido a todos.
Grêmio se aproxima da contratação de reforço admite dirigente: "Estamos avançando"
Com a negociação de Lucas Esteves encaminhada, apesar de detalhes extras ao negócio, um outro reforço está avançado. A revelação foi feita pelo diretor de futebol Guto Peixoto, em entrevista ao canal do comunicador Thiarle Veloso.
"Estamos trabalhando pra vir agora, estamos trabalhando fortemente para vir agora, assim como lateral-esquerdo é uma posição chave pra gente. Com a saída de Soteldo nós queremos ter uma opção para quebrar linha, pra ir pra cima, pra jogar no 1 pra 1. Aquela questão mesmo de fazer a diferença. Estamos avançando bastante com esse jogador", revelou Guto Peixoto.
Gabriel Mec está relacionado para a partida do Grêmio contra o Monsoon
Conforme informações do repórter Saimon Bianchini, de GZH, a jovem promessa da base gremista Gabriel Mec, está entre os relacionados para o jogo contra o Monsoon e pode fazer sua estreia na equipe principal do Grêmio com 16 anos. O atacante Mec é considerado uma joia, e existe muita cautela com a sequência deste atleta no profissional.
Vale lembrar que o Gabriel Mec está no radar de grandes clubes da europa como Real Madrid e Barcelona, inclusive já recebeu uma proposta do Chelsea na temporada passada. Outro fato importante é que a carreira do atacante é cuidada pela empresa do pai do Neymar.