O final de semana do Grêmio foi marcado pela vitória diante do Juventude no jogo de ida da semifinal do Gauchão. Porém o fato que mais chamou atenção foi o lance envolvendo o meia Monsalve, onde a grande reclamação é devido a possibilidade de ter sido assinalado pênalti para o tricolor. Desta forma após a partida a equipe de arbitragem se reuniu para avaliar a atuação na partida.
Em uma espécie de reunião para avaliar os lances do jogo, a equipe de arbitragem juntamente com o chefe da comissão de arbitragem Leandro Vuaden analisaram os principais lances da partida. Um dos lances comentados durante a conversa, foi o possível pênalti não marcado para o Grêmio, envolvendo Monsalve e Abner.
Desta forma, conforme informações do jornalista Diori Vasconcelos, nesta reunião ficou confirmado um equívoco da equipe de arbitragem, principalmente do VAR por não ter chamado o árbitro Jhonatan Pinheiro. O responsável pelo VAR Douglas Silva deveria ter recomendado a revisão no vídeo, e assim possivelmente o pênalti seria marcado a favor do Grêmio.
Na avaliação do chefe da comissão de arbitragem Leandro Vuaden, houve erro no lance, e o VAR deveria ter chamado o árbitro de campo para avaliar o lance no vídeo. Vuaden chegou a questionar o motivo de não ter acontecido a intervenção do VAR no lance, levando em consideração a recomendação para o Campeonato Gaúcho, onde o VAR pode intervir sempre que necessário.
Grêmio vai fazer reclamações formais
A promessa gremista é de que ações serão tomadas depois do duelo diante do Juventude. Em entrevistas ao longo do domingo, o presidente do Tricolor, Alberto Guerra, confirmou que o clube irá fazer um ofício que será entregue a FGF.
Além disso, o clube gostaria de ouvir os áudios do VAR da partida. O Tricolor manterá também posição de que o ideal é que árbitros de fora do Rio Grande do Sul comandem as partidas finais do estadual que segue em disputa.
A definição de quem chegará a final do Gauchão acontece no próximo sábado (01), às 16h30, no Alfredo Jaconi. A vantagem é Tricolor que venceu o primeiro duelo por 1 x 0. Uma nova vitória leva o time de Quinteros para final.