Nesta sexta-feira (28) estará encerrado o prazo para contratações no futebol brasileiro. A primeira janela de transferências do país irá se fechar para os clubes. Contudo, o Grêmio e os outros clubes do país ganharam uma chance extra da CBF para reforçar os seus elencos. Mais uma vez a confederação brasileira deixará aberta uma janela do mercado interno.
Ou seja, entre 10 de março e 11 de abril, todo e qualquer jogador com vínculo encerrando e que tenha disputado um campeonato estadual estará livre para trocar de clube. A regra vale para equipes das série A, B e C. Atletas livres que tenham encerrado seu vínculo antes de 28 de fevereiro também podem ser inscritos, inclusive os que estavam fora do país.
Vale lembrar que essa janela que antecede o Brasileirão 2025, que começa em 29 de março, vale apenas para o mercado nacional. Ou seja, jogadores que estão atuando no país e estavam disputando as fases finais dos estaduais que tem previsão de encerramento no dia 22 do mês de março.
Grêmio deve liberar atletas
Talvez esta janela não sirva apenas para contratar atletas pontuais visando a montagem do elenco. No caso do Grêmio ela deve ter ainda a serventia para saída de jogadores. Nomes como Nathan Pescador, Natã Felipe, Ronald, Pepê e André Henrique, ainda podem deixar o clube. Alguns sem espaço, outros em busca de minutos.
Além disso, a janela pode ser um tempo extra para o Tricolor procurar um camisa 9. A ideia do departamento de futebol é entregar ao treinador Gustavo Quinteros um jogador de área, com características físicas para disputa das bolas aéreas.