A queda de rendimento do camisa 10 foi vista por todos os torcedores. Titular do Grêmio, o jogador não jogou um minuto sequer nas finais do Campeonato Gaúcho e o seu futuro gerou debate entre os torcedores gremistas.
Por isso, o seu destino fora de Porto Alegre se tornou uma realidade. Porém, de acordo com o repórter Lucas Pilar, o Tricolor tomou uma decisão importante sobre o futuro do atleta. Apesar de muitas sondagens e procuras, a direção não irá negociar o atleta.
Em entrevista recente, o diretor de futebol, Guto Peixoto disse que o jogador segue se adaptando ao time e vai melhorar com o passar do tempo. "Tem atletas que se acostumaram a jogar numa maneira, que eles jogam tão bem nesta maneira que eles tem dificuldade de sair da zona de conforto, ou seja, aquela zona que ele se sente bem. (…) Eu acho que o próprio Villasanti teve dificuldade no começo em relação a essa adaptação", disse o diretor de futebol.", disse o dirigente do Grêmio.
O atual contrato de Cristaldo com o Tricolor vale até o final de 2026. Comprado junto ao Huracan por 4 milhões de dólares, o Grêmio imagina um valor de 8 milhões para liberar o atleta num futuro. Recentemente, como revelado pelo Portal do Gremista, o Al Taawoon voltou a sondar o camisa 10 gremista.