A notícia é boa para torcida, apesar de indicar uma frustração momentânea para um atleta gremista. Sem completar o processo de naturalização, Cristaldo não poderá atuar na Copa América pelo Paraguai. Desta forma, o jogador seguirá à disposição do Grêmio para disputa do Brasileirão durante o período da competição continental.
Grêmio conhece novo calendário do Brasileirão; veja datas
Neto de paraguaio, o meia argentino estava no processo para defender a seleção do país do avô. Contudo, não foi possível finalizar os trâmites para que ele possa atuar pelo Paraguai conforme confirmou o repórter de GZH, Marco Souza. Destaque no começo de 2024, Cristaldo será agora opção para Renato no longo calendário que virá pela frente.
Grêmio perderá outras opções
Se Cristaldo não poderá ser convocado, outros jogadores já tem convocação garantida e outros alguns indicativos. Soteldo, por exemplo, já foi chamado pela Venezuela e irá disputar a Copa América. Outro que tem convocação garantida é Villasanti. Titular do Paraguai, o volante será desfalque do Grêmio no período da competição continental.
Quem ainda pode ser convocado é Carballo. O atleta é opção a seleção do Uruguai para disputa da Copa América. No caso do volante é importante lembrar que ele retorna de uma lesão e tenta reconquistar espaço e ritmo para disputar a vaga entre os selecionados da seleção do seu país.