Após longa negociação entre as partes, o Grêmio anunciou nas últimas semanas a renovação de contrato do zagueiro Gustavo Martins. Valorizado no mercado, o jovem defensor ampliou o vínculo, que se encerrava no final de 2025, até o término de 2027.
Além de estender o contrato para as próximas temporadas e receber valorização salarial, Gustavo Martins também teve alterada algumas questões no acordo firmado com o Tricolor Gaúcho. De acordo com informação do repórter Kaliel Dorneles, a nova multa rescisória externa ficou determinada em 80 milhões de euros.
A cláusula contratual interna também sofreu mudança, tendo em vista que é baseada nos vencimentos do jogador e o zagueiro recebeu aumento salarial na renovação até o final de 2027. Quanto aos direitos econômicos, foi a parte que não sofreu alteração. O Grêmio segue sendo detentor de 90% dos direitos de Gustavo Martins - os 10% restantes pertencem ao próprio atleta.
Mesmo com a renovação de vínculo, Gustavo Martins não tem permanência no Grêmio assegurada até o final deste ano. Valorizado no mercado, o defensor deve receber novas investidas da Europa na próxima janela de transferências. O Braga, de Portugal, já sinalizou que pretende apresentar nova oferta para tentar a contratação do jogador junto ao Grêmio.
Lateral ex-Grêmio entra na mira do futebol italiano
No início do ano, o clube português chegou a apresentar proposta de 6.5 milhões de euros para contratar Gustavo Martins, entretanto a direção gremista acabou recusando a investida. A quitação do valor seria à vista, mas o Tricolor Gaúcho, através do presidente Alberto Guerra, acabou optando em recusar.