O jogo entre Grêmio x Bahia vinha sendo esperado como uma possibilidade para um retorno à Arena, no entanto, o confronto será em Caxias do Sul, no estádio Alfredo Jaconi, do Juventude. O duelo acontecerá às 16h, sempre lembrando que o horário oficial era 18h.
De acordo com o portal Globoesporte, o motivo é uma questão de segurança que precisa ainda ser definida pela Arena. O estádio também enfrenta um problema com o abastecimento de luz, que foi fortemente danificado pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
Vale lembrar que a data para retorno do Grêmio ao seu estádio será mantida no panorama oficial da gestora do estádio, que é no dia 1º de setembro, em confronto do Campeonato Brasileiro, diante do Atlético-MG, pela 25ª rodada do torneio nacional.
Em outras oportunidades, o Grêmio tentou em diversos momentos mandar o jogo no Alfredo Jaconi e teve seu pedido negado pelo Juventude. Mesmo jogando no Centenário, a qualidade do gramado fez com o Tricolor deixasse o estádio para atuar novamente no Couto Pereira, em Curitiba.
COMUNICADO! 🇪🇪 Arena do Gremio confirma retorno dos jogos em nossa casa para o dia 1º de Setembro. A partida contra o Bahia, no 17/08, acontecerá no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
— Grêmio FBPA (@Gremio) August 9, 2024
Leia mais detalhes: https://t.co/e6S9HQLHEE
Grêmio confirma retorno à Arena
Em seu site oficial, o Grêmio emitiu uma nota falando sobre o retorno à Arena, que acontecerá no primeiro dia do mês de setembro.
A Arena do Grêmio confirmou, na tarde desta sexta-feira, que o Grêmio voltará a jogar no estádio no dia 1º de setembro, no confronto diante do Atlético-MG. Apesar dos esforços para antecipar o retorno para 17 de agosto, não foi possível atender todos os requisitos técnicos, principalmente os referentes aos testes no gramado realizados nesta semana. A decisão final foi baseada nos resultados obtidos.
Durante os testes, conduzidos sob o protocolo da FIFA e acompanhados pelos representantes do Grêmio, foram coletadas amostras em 19 pontos diferentes do gramado. Infelizmente, mais de 80% dessas amostras não atingiram o limite mínimo de tração necessário para a prática segura do futebol. Diante disso, e priorizando a segurança dos atletas e a preservação do gramado, decidiu-se manter a data de retorno inicialmente prevista, ainda com utilização parcial da estrutura, para 1º de setembro.
O tratamento intensivo do gramado continuará, com o objetivo de entregar o campo em condições para a partida diante da equipe mineira pelo Campeonato Brasileiro. Dessa forma, a partida diante do Bahia, no dia 17 de agosto, terá mando gremista em Caxias do Sul, no Estádio Alfredo Jaconi.