A matemática não é simples. Muito menos internamente esse é o debate quando se trata da reta final do ano. Contudo, o Grêmio ainda pode chegar na Libertadores de 2025. Além de obrigatoriamente vencer os dois próximos adversários (Vitória fora e Corinthians em casa), uma série de resultados precisa acontecer.
O mais importante é que Corinthians ou Bahia não pontuem mais. Ambos possuem 50 pontos na tabela do Campeonato Brasileiro e para serem ultrapassados pelo Tricolor, um deles não pode mais pontuar. Na próxima terça, Corinthians e Bahia se enfrentam.
Titular não deve seguir no Grêmio para 2025
Se o time paulista vencer, o Bahia não pode ganhar do Atlético-GO, na última rodada da competição. Já, se os baianos ganharem, bastará o Tricolor ganhar do Corinthians, na Arena, no dia 08 de dezembro, às 16h, na última rodada.
Com duas vitórias, além de chegar a 50 pontos, o Tricolor alcançará 14 vitórias no Brasileirão. Esse número não deixará com que o Atlético-MG, que ainda postula também uma oportunidade, ultrapasse a equipe gremista. Atualmente as chances são de quase 2% disso acontecer.
Não sei vocês, mas eu fiz os cálculos para pré-Libertadores e vos digo: escolhi acreditar.
— Diogo Rossi (@diogo_rossi) December 2, 2024
Nos bastidores do Grêmio o foco é a Copa Sul-Americana. Sendo assim, mais três pontos devem ser suficientes. Desta forma, a equipe gremista deve terminar a competição na 14ª colocação, no mínimo, garantindo uma vaga na competição internacional de 2025.
Na última rodada, o Tricolor garantiu a permanência na elite do Brasileirão. Com 44 pontos, o Grêmio não pode mais ser ultrapassado por Criciúma e Bragantino. Sendo assim, a continuidade na Série A foi assegurada depois da vitória diante do São Paulo.