Com a proximidade do início da temporada de 2025, o Grêmio começa a vislumbrar no horizonte decisões que terá que tomar. Além da contratação de um novo técnico, após a saída de Renato Portaluppi, buscar novos nomes para o elenco de jogadores é uma necessidade, porém, a renovação com alguns atletas que estão com seus contratos se encerrando, será necessária.
Com contrato encerrando no final de 2024, dois atletas estão com futuro indefinido, e passam por uma avaliação da direção gremista para renovação. Trata-se do lateral-esquerdo Reinaldo e do centroavante Diego Costa.
Reinaldo, por sua vez, deixou claro o seu desejo pessoal de renovar para a temporada de 2025. Entretanto, Reinaldo vem de uma temporada muito contestada, principalmente pela torcida. Pois o lateral-esquerdo passou por momentos de instabilidade no ano e na análise do torcedor acabou prejudicando a equipe. A direção gremista avalia a renovação do atleta, que não deve ter seu contrato renovado.
Já Diego Costa tem um caso um pouco diferente, pois já demonstrou o interesse de permanecer no Grêmio em 2025. Entretanto, o indicativo de renovação com Diego deve ocorrer somente após o anúncio do novo treinador. E desta forma o centroavante segue com futuro indefinido no tricolor.
Os dois grandes problemas que o Grêmio enfrenta para contratar um novo treinador
Em paralelo às tratativas para renovação, o Grêmio analisa o mercado e tenta a contratação de atletas para repor as saídas já confirmadas. Porém, a avaliação do grupo de jogadores será feita pelo novo técnico, e a partir desse parecer, a direção gremista pretende ir ao mercado de forma mais intensa.