No último sábado (15) o Grêmio venceu o Ypiranga, em Erechim, mas o pós-jogo ganhou um novo capítulo arbitragem. A expulsão de João Lucas aumentou o debate sobre os árbitros da competição e a posição da Federação Gaúcha de Futebol.
Na manifestação o diretor de futebol Tricolor, Guto Peixoto, revelou que o clube fez reclamações formais a FGF. Sem responder diretamente sobre quais as questões foram levantadas, a nossa reportagem apurou o que a direção fez de ponderações.
Segundo o que foi apurado, nada esteve diretamente ligado a arbitragem. Sobre arbitragem apenas conversas sobre as manifestações do Inter foram feitas. Formalmente foram apenas questionados os seguintes pontos.
WAGNER LEONARDO CHEGOU! 🇪🇪 O novo #ReforçoTricolor desembarcou hoje em terras Tricolores e fez questão de deixar um recado especial para a Maior do Sul.
— Grêmio FBPA (@Gremio) February 16, 2025
▶️ Dá o play e confere. pic.twitter.com/ixoMUE5G6Z
O primeiro deles a inscrição de atletas do Brasil de Pelotas, na primeira rodada, no dia do jogo. O Grêmio questionou o fato disso ter acontecido. Outra questão foi o horário do jogo gremista contra o Juventude as vésperas do clássico Gre-nal.
Grêmio queria arbitragem de fora
Publicamente o Grêmio solicitou que, se possível, e fosse aceito pelo Internacional, a FGF colocasse para atuar árbitros fora. Contudo, em entrevista a Rádio Grenal, o presidente da federação, Luciano Hocsman, descartou de pronto essa possibilidade.
Para as finais, Rafael Klein, um dos principais árbitros do estado está fora. O profissional foi convocado pela Conmebol para apitar a Libertadores Sub-20 que começa no próximo dia primeiro de março e termina apenas no dia 16.