Após não renovar seu contrato com o Grêmio, Renato Portaluppi segue no mercado aguardando a melhor proposta para assumir o comando técnico de algum clube brasileiro. Vale ressaltar que o treinador foi procurado por Vasco e Cruzeiro no início do ano, entretanto acabou não fechando com nenhum clube.
Dessa forma, desde dezembro Renato segue no aguardo de uma proposta atrativa para voltar para a casamata, e assim estar a frente de uma nova equipe, uma vez que uma volta para o Grêmio neste momento parece pouco provável.
Nos últimos dias o nome de Renato Portaluppi tem sido falado por dois motivos. Primeiro, algumas pessoas entendem que o treinador seria o nome ideal para assumir a Seleção Brasileiro, pelo perfil e pela capacidade em gerir o grupo. Um dos nomes que indicou Renato para Seleção, foi o ex-capitão gremista Maicon.
“Eu acho que hoje a seleção tá a cara do Renato”, chegou a afirmar o ex-jogador Maicon.
Entretanto, até o momento o presidente da CBF, não fez nenhum movimento de procurar o ex-treinador do tricolor.
Por outro lado, o segundo motivo que envolve o nome de Renato, seria para assumir o Fluminense. Que após a derrota para o Fortaleza na primeira rodada do Campeonato Brasileiro acabou demitindo o treinador Mano Menezes, que teve alguns desentendimentos com as lideranças do elenco.
Desta forma Renato Portaluppi surge como uma alternativa para assumir o comando técnico. Em contato com a ESPN, Renato Portaluppi falou sobre possibilidade de assumir o Fluminense:
"Não fui procurado, mas estou aberto a conversar, se receber o convite, para analisar a proposta. Já estou no mercado”, disse o ídolo gremista Renato.
E assim os próximos dias podem definir se Renato irá voltar ao Fluminense, lembrando que o treinador já passou pelo clube carioca em outras quatro oportunidades. Outros detalhes dão conta de que a ideia da direção do Fluminense pretende contratar um técnico antes do jogo contra o Red Bull Bragantino pelo Brasileirão, ou até o dia 10, quando acontece o jogo contra o GV San José pela Sul-Americana.