Após longa negociação entre os clubes, o Grêmio acertou a venda do zagueiro Da Mata para o Flamengo. As tratativas estavam encaminhadas desde janeiro e se estenderam por mais de um mês, tendo desfecho nesta semana.
Grêmio conclui a venda de zagueiro ao Flamengo
Apontado como uma das principais promessas da base gremista e com seguidas convocações para defender a seleção brasileira sub-17, Da Mata assinou vínculo definitivo com o Flamengo por quatro temporadas, sendo válido até o final de 2027.
"Fim de um ciclo. Obrigado, Grêmio, por esses 5 anos. Só tenho a agradecer a instituição, torcida, funcionários e amigos que fiz nesse tempo. Cheguei com 13 anos, ainda muito jovem, e saio com 17, formado para os desafios que virão pela frente. Sou muito grato por tudo que vivi aqui, independentemente de qualquer situação. Tudo serve para evoluirmos. Grêmio, és puro sentimento", disse o jovem zagueiro no Instagram.
A negociação entre Grêmio e Flamengo chegou a travar, porém foi concluída nesta semana. Inicialmente, o acordo entre os clubes previa que o Tricolor Gaúcho ficasse com 75% dos direitos econômicos, enquanto o Mengão com os 25% restantes.
O Flamengo ainda teria a opção de adquirir mais 50% através de duas cláusulas. A primeira com valor de 400 mil euros por 25%, enquanto a segunda por 600 mil euros referente ao mesmo percentual. Entretanto, a demora na conclusão das tratativas se deu pela tentativa do Grêmio em mudar os termos.
Com isso, ficou definido que o Tricolor Gaúcho receberá 1 milhão de euros pela transferência do zagueiro Da Mata. O Grêmio ainda manteve percentual referente aos direitos econômicos do atleta.