O Grêmio tem elenco praticamente montado e definido para a disputa do primeiro semestre da temporada 2024. Mesmo não descartando realizar novos movimentos de contratações, o plantel de jogadores não terá acréscimo, por exemplo, para a fase de grupos da Libertadores.
Diante disso, a comissão técnica já começa a definir hierarquia nas posições da equipe. Nos bastidores, o departamento de futebol considera que existe uma base de time, com definição a respeito dos jogadores que encabeçam a lista de reservas imediatos nas funções.
Enquanto alguns atletas ganham espaço, outros perdem pontos com o técnico Renato Portaluppi. Fora da lista de relacionados para a partida do último domingo (10), contra o Brasil de Pelotas, Everton Galdino vem perdendo espaço dentre as opções para o setor ofensivo.
A ausência do meia-atacante diante do Brasil de Pelotas se deu por opção técnica. Diferente de Gustavo Martins, que foi desfalque por conta de problema físico, Galdino não tinha lesão e ficou de fora por ordem técnica.
"Tenho rodado o grupo e dado oportunidades a todo mundo. As oportunidades estão sendo dadas. O que eu cobro deles é entrega durante os 90 minutos. Depois não quero ver ninguém se queixando que não está mais concentrando e está sendo negociado. As oportunidades estão aí e é o jogador que entra em campo. É o jogador que tem que mostrar que tem condições de jogar ou fazer parte do grupo do Grêmio. Ninguém pode reclamar que não teve oportunidades", afirmou Renato Portaluppi no dia 10 de fevereiro, após empate contra o São Luiz.
Nos bastidores, o Tricolor Gaúcho já possui o entendimento que o meia-atacante caiu de rendimento desde o momento que foi adquirido em definitivo junto à Tombense. Galdino ainda não conseguiu repetir em 2024 o mesmo desempenho do ano passado.