Após ser derrotado para o The Strongest, em La Paz, o time do Grêmio foi bastante criticado e alguns jogadores em especial foram citados por um jornalista por não terem rendido o suficiente, ou terem ficado abaixo dos demais.
De acordo com o jornalista César Cidade Dias, identificado com o Grêmio, alguns atletas ficaram abaixo do que se espera deles, citando o meia Nathan, mas também os jovens Wesley Costa e Natã, que receberam oportunidades de Renato neste confronto.
"A derrota tricolor, por óbvio, passou pela condições da altitude do local da partida. Mesmo assim, alguns pontos poderiam ter sido melhores. Os jogadores, em vários momentos, caíram na arapuca do adversário e acabaram se desgastando demais, sobretudo no primeiro tempo. Individualmente, o Grêmio também enfrentou problemas, em especial Nathan Pescador, Wesley Costa e Natã, todos abaixo do que poderiam render", escreveu o jornalista em sua coluna no portal GZH.
César Cidade Dias ainda citou alguns jogadores que tiveram bom rendimento no duelo, citando Galdino, Nathan Fernandes e Marchesín. "Por outro lado, alguns atletas ganharam pontos com o técnico Renato Portaluppi. Nathan Fernandes, Galdino e o goleiro Marchesín foram boas notícias para o time reserva", finalizou.
Altitude atrapalhou o Grêmio na Libertadores
Após a derrota para o The Strongest, na Bolívia, pelo placar de 2 a 0 na estreia da Libertadores, o técnico Renato Portaluppi concedeu entrevista coletiva e falou sobre a partida. O comandante gremista destacou as dificuldades da altitude no duelo.
"Quanto a altitude, é difícil né, até porque não tínhamos uma equipe que estivesse bem entrosada. A altitude faz a diferença. Já sabíamos das dificuldades que íamos enfrentar aqui. Demoramos para entender a altitude, principalmente, no primeiro tempo. Corrigimos algumas coisas no intervalo do jogo, melhoramos no segundo tempo e quando estávamos tentando o empate, acabamos tomando o segundo gol. Nosso maior prejuízo foi esse. A altitude é realmente muito difícil de jogar", garantiu Renato.